Bancos Digitais são Seguros? Vale a Pena?

Os brasileiros já contam com diversos bancos digitais que disponibilizam todos os produtos e serviços encontrados em um banco tradicional, com toda facilidade e comodidade que o mundo online oferece.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não abrir uma conta em banco digital, se quer saber se o banco 100% digital é realmente seguro, continue lendo. Nesse artigo, contamos isso e muito mais.

Afinal, o que são Bancos Digitais?

Os bancos digitais nada mais são que instituições financeiras que oferecem todos os produtos e serviços, os mesmos encontrados em uma instituição tradicional (aquelas que possuem agência física) por meios digitais (aplicativos de smartphone e sites).

O grande diferencial de um banco digital é a comodidade de poder realizar desde a solicitação de abertura, gerenciamento financeiro, contratação de produtos, dentre outros, através do aplicativo instalado em seu celular, sem precisar sair de casa.

Outros meios de acesso e contato, oferecidos pelos bancos digitais, são os sites (internet banking), as redes sociais e atendimento telefônico. Algumas instituições, como o Banco Original, oferecem espaço físico para encontro entre clientes e gerentes mas, não funcionam como agências bancárias.

Quais as Vantagens de um Banco Digital

A digitalização de serviços é uma tendência que veio para ficar, e os clientes que desejam ter acesso a produtos e serviços bancários, com taxas e tarifas (muitas vezes) gratuitas, de forma eficiência e facilitada, devem optar por uma instituição financeira 100% online, como a exemplo dos bancos; Original, Inter, Neon, BMG Multi, Nubank, Sicredi, Next, Agibank, Sofisa, entre outros.

bancos digitais

As instituições digitais são inovadoras, práticas e SEM burocracia. Muitas delas, oferecem abertura de contas sem a necessidade de comprovação de renda e/ou consulta aos serviços de proteção ao crédito como o SPC e Serasa.

Para abrir uma conta corrente em banco digital você não precisa sair de casa, basta baixar o aplicativo do banco, seguir o passo a passo e alguns minutos terá uma conta corrente pessoal.

Os aplicativos oferecidos por essas instituições possuem linguagem simples e interface intuitiva e estão disponíveis, na sua maioria, para os sistemas Android e iOS.

Diferença entre Banco Tradicional e Banco Digital?

O grande diferencial de um banco digital é que todos os produtos e serviços oferecidos podem ser contratados através do aplicativo, de forma online, o que barateia os custos e possibilita a disponibilização de pacotes de serviços sem cobrança de mensalidades ou, em alguns casos, mensalidades bem baixas com serviços ilimitados. Tudo é feito 100% Online pelo celular e computador, sem a necessidade de ir em agência.

Os Bancos Digitais são Realmente Seguros?

Mesmo antes de se ouvir a notícia sobre a liquidação extrajudicial do Neon e a tentativa de ataque hacker, sofrida pelo banco Inter, muitas pessoas já apresentavam resistência às instituições financeiras digitais.

Entretanto, é importante dizer que todos os bancos, sejam eles os tradicionais que conhecemos (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa, Bradesco, etc) ou os digitais, possuem  exigências e licenças para funcionamento. Ou seja, todos os bancos devem atender aos requisitos de segurança exigidos pelo Banco Central do Brasil e as leis vigentes do país.

Os bancos digitais investem muito em tecnologia e segurança, garantindo a privacidade e não violação de todos os dados e informações trocadas com a instituição, através do aplicativo, internet banking e atendimento telefônico, o que garante uma experiência agradável e segura. Eles possuem diversas estratégias de segurança como senha numérica, teclado virtual, aviso via sms, cartões com chip, leitura de impressão digital ou reconhecimento facial, Token, entre outros.

Com isso, podemos afirmar que os banco digitais são realmente seguros.

Para evitar qualquer possível problema, o cliente é orientado a evitar acessar a conta por meio de dispositivos de terceiros e sempre manter o antivírus do seu computador atualizado.

Seu dinheiro estará seguro no Banco Digital

É importante salientar que todas as instituições autorizadas pelo Bacen, para funcionamento no país, possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC.

O FGC é um fundo que garante a cobertura de até R$250 mil por instituição, no total de R$1 milhão por CPF. Ou seja, ao abrir uma conta corrente, todos os valores depositados até o total coberto serão devolvidos ao cliente, caso o banco quebre.

Além dos depósitos a vista, são cobertos pelo FGC as contas poupanças, os investimentos em CDB, RDB, LC, LH, LCI, LCA, entre outros.

Banco Digital – Quem Pode ser Cliente?

Para ser um cliente de um banco digital é necessário possuir um smartphone próprio com acesso a internet, número de telefone válido e email, o que possibilitará a abertura de uma conta digital o que, na maioria das vezes, inicia o relacionamento com a instituição.

Além disso, o interessado deve ter dade mínima de 18 anos e CPF válido e em situação regular junto a Receita Federal.

Algumas instituições financeiras digitais, oferecem o serviço de abertura da conta digital para menores de 18 anos. Esses devem ser representados pelo pai, mãe ou tutor, que assinará a ficha de proposta. Nesses casos, ambos devem apresentar a documentação solicitada.

Banco Digital – Vale a Pena?

Sim! O banco digital oferece todos os serviços e produtos de um banco tradicional com mais facilidade, mais segurança e muito menos burocracia.

Iniciar o relacionamento com um banco digital é rápido, fácil e você só precisará do seu celular com conexão de internet. Existem instituições financeiras digitais que não cobram nada por conta corrente, por exemplo, não exigem comprovação de renda e nem muito menos depósito inicial. A única exigência é a documentação de identificação pessoal com foto, CPF válido e comprovação de residência para abertura da conta.

Os bancos tradicionais estão se digitalizando

Para não perder espaço no mercado, todas as instituições financeiras tradicionais estão em processo de digitalização. A maioria delas já oferecem aos clientes a contratação de serviços e produtos pelo internet banking e aplicativo, outras já até possuem a opção de abertura de conta 100% digital, como é o caso do Banco do Brasil, por exemplo.

Por isso, não perca tempo. Escolha um banco digital e abra sua conta hoje mesmo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Bancos Digitais são Seguros? Vale a Pena?

Reply